segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

GÉNIOS DO MUNDO – BEETHOVEN – Margarida Fonseca Santos

Sinopse

Beethoven... o mais clássico dos compositores da sua época, já a abrir a porta para o Romantismo!

Um homem que lutou com a surdez, mas escreveu música até ao fim da vida, mesmo quando a vida parecia querer boicotá-lo!

Um grupo de estudantes prepara um trabalho sobre Beethoven e descobre como, também para eles, a vida deste compositor se torna um exemplo e uma passagem para outra forma de ver o mundo!

Opinião

Este é outro livro do conjunto de 12 que compõem a colecção “Génios do Mundo”, uma colecção fantástica.

Mais uma vez este livro, da Editora Zero a Oito, dá-nos a conhecer uma figura marcante da história da humanidade. O último livro desta colecção que li, escrito pela autora Rita Vilela, falava sobre um grande artista, Van Gogh. Este, que vos apresento, é escrito por Margarida Fonseca Santos e fala da vida e obra de Beethoven, um compositor memorável no mundo da música clássica.

Mais uma vez, não posso deixar de elogiar o trabalho destas duas escritoras. A pesquisa que foi feita em torno destes artistas, e a adaptação de toda esta informação para estas histórias, é incrível. Algumas pessoas, ao olhar para estes livros, poderão pensar que se trata de uma leitura aborrecida, que falar da vida de artistas que deixaram a sua marca há muitos anos, é ensinar História e a História é aborrecido. Só vos digo uma coisa, é uma ideia totalmente errada. Claro que encontramos informações históricas, mas a forma como são descritas, e como são inseridas na própria narrativa, faz toda a diferença.

Margarida Fonseca Santos apresenta-nos o compositor Beethoven, através de um trabalho escolar anual que Joana, Mariana e Pedro têm de fazer. Deste grupo, somente Pedro não achou a ideia de elaborar este trabalho lá muito animadora, mas depressa se arrependeu de ter reagido assim. Beethoven tem sem dúvida um percurso marcante no mundo da música, que começa desde muito cedo. Não sei se sabem que ele deu o seu primeiro concerto aos sete anos de idade. De forma engraçada, vamos conhecendo a sua vida, enriquecendo a nossa cultura e apreciando as ilustrações espantosas de Vasco Gargalo.

Tive sempre uma curiosidade em relação a este artista: “Como poderia sobreviver um músico, um compositor, sem ouvir?”. Não poderia ter ficado mais esclarecida sobre este facto tão interessante, que marca a vida deste compositor deveras especial.

Interessante e agradável, uma escrita fluida e acessível, são as características que melhor descrevem esta minha leitura.

Eu recomendo esta colecção, é maravilhosa.


2 comentários:

  1. Muito obrigada! Esta colecção tem passado despercebida, pois é produto exclusivo do Modelo e Continente e nem sempre estão "à vista", é preciso procurar.
    O que pensámos fazer foi mesmo isso: não uma biografia aborrecida mas uma história paralela que envolvesse quem a lê e, desta forma, ficasse a conhecer alguns detalhes importantes, ficando com curiosidade para outros. O prazer é a melhor forma de aprender, foi essa a nossa aposta.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...