sexta-feira, 27 de maio de 2011

PENA OU DESTINO – Maria Fátima Soares

Sinopse

Ele tornou-se lentamente algo sublime, que apesar de inacessível, soube jamais ser ultrapassável. Toda a minha vida se modificou naquele instante. Francamente mal sabia que o mesmo se dera nele, mal os nossos olhos se encontraram. Ambos tentámos manter-nos fiéis às nossas convicções, mas a vida não se compadece de propósitos ou metas estabelecidas, muito menos o amor.

Amor entre a mais radiosa luz e a completa, profunda e amarga escuridão ? Como se fosse possível. Contudo, neste instante ele estava aqui.

Do meu lado, na mesma luta. Enfrentando o mais temível adversário. Eu segui-lo-ia através de qualquer perigo. De qualquer sacrifício que me fosse pedido na vida ! Ou abraçaria a morte. Só para poder pronunciar o seu nome e sabê-lo efectivamente meu.

Opinião

Este, é o penúltimo livro da Colecção Redenção de Maria Fátima Soares.

Depois de ler os dois livros anteriores, esperava ansiosa pela continuação. Agora finalizada esta última leitura, espero ansiosa pelo final.

Neste livro, voltamos a ter a história narrada por Andreia, ao contrário do último que li, que foi narrada por Caleb. Entramos numa nova etapa, onde os anjos negros lutam pelo mesmo objectivo, a obtenção de almas, mas com novas armas.

Ao contrário dos restantes livros, é mais recheado de emoções e sentimentos. O que me agradou bastante, pois com tanta acção que se tem vindo desenrolar no decorrer desta narrativa, é muito agradável termos uma parte mais calma e mais romântica.

Caso não tivesse conhecimento da existência do volume IV, diria mesmo que seria o final perfeito, não fosse nas últimas páginas deste livro, haver uma grande reviravolta. É nestas últimas páginas, que podemos saborear um pouco, o que nos espera a seguir e que sem dúvida nos deixa com um pouco de ansiedade.

A nível mais técnico, posso dizer que a escrita não foge ao habitual, simples e muito fluida.

Espero ansiosa pelo último livro e consecutivamente pelo seu final. 

Artigos Relacionados:

segunda-feira, 16 de maio de 2011

VIAGEM SEM REGRESSO – Katy Gardner

Sinopse

Seis anos passaram sobre a morte de Gemma. Seis anos de dúvidas e angústias, durante os quais a vida de Esther foi um inferno permanente.

Quando as duas amigas decidem fazer uma viagem juntas, nada faria prever que apenas uma delas regressaria. Esther era bela, sofisticada e destemida, Gemma o seu oposto. Ávidas de novas experiências, partem para a Índia em busca de aventura. O que elas ignoravam era que estavam prestes a entrar num mundo onde as regras sociais que lhes eram familiares não se aplicavam e que o tão almejado afastamento do mundo ocidental era afinal uma porta aberta para o que de mais sombrio traziam dentro de si. E foi rápida e inesperadamente que o sentimento que as unia foi posto à prova, levando-as a confrontar-se com ressentimentos e segredos antigos.

Numa tentativa de descobrir toda a verdade e de se libertar dos fantasmas que ainda a atormentam, Esther tenta agora dar um sentido à tragédia que vitimou a sua melhor amiga e mudou irreversivelmente a sua vida. Seis anos passados sobre a morte de Gemma, Esther está de volta à Índia…


Opinião

Desta autora, já tinha lido “Desaparecida”, mas por recomendação da minha amiga Odete Silva, acabei por fazer a aquisição do seu primeiro livro.

Adorei!!

Neste livro, Esther relata-nos a sua história, a história da sua viagem á Índia com a melhor amiga Gemma. Uma viagem fatalmente marcante, que a irá mudar a si e á sua vida para sempre.

“Duas amigas visitam a Índia e só uma regressa…”

Um relato que por vezes deixa transparecer sentimentos de culpa, arrependimento e amargura, perante atitudes que teve, que de certa forma ajudaram a ditar o destino destas duas amigas.

Mais do que uma viagem, é também uma redefinição de um laço de amizade que as une desde muito novas. Podemos assistir no decorrer desta narrativa, ao julgamento que fazem da sua amizade, á reflexão sobre as suas atitudes, personalidades e acontecimentos passados.

Uma história marcada por uma série de acontecimentos, que nem as personagens, nem o leitor, têm muito bem a percepção de estar a acontecer. Este pormenor atribui, sem dúvida, uma dose de mistério á narrativa, que a torna cativante, até mesmo viciante.

Para quem ainda tem dúvidas, no valor desta autora, só tem porque quer!!

Dos dois livros que li, não sei qual gosto mais.

Recomendo!! 

Artigo Relacionado:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

REQUIEM FOR NA AFFAIR MADE IN FACEBOOK – Constança de Portugal

Sobre a Obra

Esta é a história de uma mulher que se enamorou pelo poder das palavras, e, mais tarde, por quem as proferia. Ou se preferirem, a história de um homem que as usava para a cativar e depois avandonar.

Opinião

Este livro foi uma oferta da autora Constança de Portugal, a quem desde já agradeço imenso. É um privilegio para mim poder partilhar esta opinião, retribuindo assim a confiança depositada pela autora.

Este livro, fala-nos de uma relação que se foi construindo entre Isabel e Carlos, e que teve como impulso inicial o Facebook. Esta rede social tão viciante, que preenche grande parte da vida das pessoas.

“ E foi este o inicio, tão incipiente, de uma relação que se tornou a cada mensagem mais intensa.”

Este livro, demonstra um efeito, dos muitos que o facebook pode ter sobre as pessoas. É bem notório este efeito, principalmente quando senti o desapontamento de Isabel perante o encontro com Carlos. Quando desperta para a realidade, após tanto tempo a seguir através do seu computador, uma visão que criou deste homem, de acordo com as mensagens e com a informação disponibilizada.

Achei interessante o facto desta autora, colocar em cada mensagem trocada entre este casal, a hora e em algumas de Isabel, a musica. Permite-nos assim conhecer um pouco o ambiente onde são escritas estas mensagens e reforçar o estado de espírito de cada um, que se reflecte posteriormente nos sentimentos transmitidos.

Outro pormenor que gostei também, foi a apresentação de poemas e belas citações, que proporcionam sem dúvida outra apresentação á narrativa.

Em termos mais técnicos, posso dizer que a escrita é fluida e muito clara. Estas características juntamente com a forma como a narrativa está construída, uma construção típica de troca de mensagens, faz com que seja muito dinâmica.

O que será desta relação??

Boa pergunta, mas a resposta encontra-se no livro. Independentemente do seu final, é importante não esquecer…

“O Facebook tem a virtude de nos aproximar dos que estão ausentes e de nos afastar dos que estão presentes (…)”

Recomendo.

Sobre a Autora

Nasceu em 9 de Junho de 1965, na cidade do Porto.

Licenciada em Direito, tem na escrita a sua grande paixão.

A sua página no Facebook

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O MENSAGEIRO – Andy Andrews

Sinopse

«Eu sou um mensageiro. Tenho um dom. Enquanto alguns nasceram para cantar e outros correm velozmente, eu reparo em coisas a que outros não prestam atenção e algumas delas estão mesmo à vista.»

O seu nome é Jones. Ninguém sabe muito bem que idade tem e parece que ninguém o consegue descrever muito precisamente; mas este misterioso e sábio desconhecido muda a vida de todos aqueles com quem se cruza.

Orange Beach, no Alabama, é uma pequena vila de gente simples. Mas, como todos os seres humanos no mundo, os habitantes de Orange Beach têm os seus problemas – casamentos à beira do divórcio, jovens desanimados e desmotivados com tudo, negócios em risco de falência, enfim, todos aqueles obstáculos que a vida nos serve em doses generosas.

Contudo, sempre que as coisas parecem estar mais negras e parece que não há solução à vista, um misterioso desconhecido chamado Jones aparece, como que por milagre. Este homem de aparência singela (de cabelo branco, vestido de jeans, t-shirt branca e sandálias, e sempre com a sua mala de cabedal) é uma alma invulgar.

Ele não oferece soluções mágicas, nem tem conselhos infalíveis para dar; o que ele traz a quem precisa é simplesmente… a capacidade de reparar. De reparar no amor, na beleza, na esperança e em todas as coisas que a vida tem para oferecer, mesmo nos momentos mais obscuros.

O Mensageiro é um livro inesquecível, comovente e inspirador que vai transformar a sua vida.
Opinião
É maravilhoso este livro.
Foi no blog Leituras da Fernanda, que tive o primeiro contacto com este livro. Até aí, nada sabia sobre este livro e nem do seu autor. Hoje não estou nada arrependida de ter feito esta escolha.
É com o encontro de Jones e Andy, que se dá inicio a esta história fantástica.
“(…) Jones ajuda uma versão mais jovem de Andy a alterar drasticamente o seu percurso de vida, passando de um sem-abrigo, que vivia debaixo de um cais, ao Andy de sucesso dos dias de hoje.”
Só que Andy não é o único, a quem Jones ajuda através das suas lições e reflexões.
“Toda a gente parecia emergir desses encontros com uma nova perspectiva sobre a sua situação, o que lhes permitia reorganizar-se, respirar fundo e recomeçar a vida, partindo de um ponto de vista diferente.”
Fiquei apaixonada com esta personagem, uma personagem sem dúvida marcante no desenrolar desta narrativa. Ela que nos transmite uma diversidade de sentimentos e que desperta em nós um grande mistério do inicio ao fim, no entanto…
“(…) eu não passo de um contador de histórias, um cavaleiro viajante sem meios, um vulgar vagabundo.”
Será mesmo?? Nem eu sei…
O que é certo, é que dei por mim a querer sublinhar todo o livro, de tantas passagens bonitas que encontrei no decorrer desta narrativa. Perante a quantidade de lições de vida maravilhosas que tive o privilégio de aprender neste livro, tirei um certo tempo para meditar e para que todas as lições transmitidas assentassem, antes de seguir em frente.
Esta foi uma das muitas frases que me tocaram:
“(…)a vida é como um jogo de Monopólio. Pode ser dono de hotéis em Boardwalk ou pode alugar casas em Baltic Avenue, mas no fim, tudo acaba na caixa.”
Acho sinceramente, que apreciar e saborear este livro, é “uma questão de perspectiva” do leitor, uma pura questão de entendimento.
Adorei e recomendo!!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

OS OLHOS AMARELOS DOS CROCODILOS – Katherine Pancol

Sinopse

Este é um romance sobre uma mentira, mas também sobre a amizade e o amor, o dinheiro e a traição, o medo e a ambição.

A acção desenrola-se em Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma intelectual, historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil. Casada, tem duas filhas, vive nos subúrbios e trabalha para pagar as contas.

Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres.

A escritora francesa Katherine Pancol traça com mestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos é uma verdadeira lição de vida. Este romance, um verdadeiro best-seller em Espanha e França, dá-nos a conhecer as mulheres que somos, as que queremos ser, as que nunca seremos e as que talvez sejamos um dia. Mulheres à procura de um caminho na vida, em busca de si próprias e à descoberta de novos amores.

Opinião

Esta foi uma estreia surpreendente. Adorei esta leitura!!

As opiniões eram controversas. Alguns leitores diziam mil maravilhas deste livro, para outros era uma leitura desinteressante. Talvez por isso, peguei nesta leitura com uma certa hesitação, não fazia ideia do que iria encontrar.

Depressa a minha opinião se formou!!

Fiquei completamente envolvida nesta história, uma história que se desenrola em torno de uma mentira, mas que acima de tudo se foca nas relações humanas. Este foi um aspecto que achei muito interessante. Deparamo-nos com um conjunto diversificado de personagens, que se afirmam ou pretendem se afirmar, tanto na sua vida pessoal como na sociedade.

De todas as personagens, fiquei rendida com Joséphine, talvez por me identificar um pouco com ela ao inicio. Uma personagem forte, a meu ver, que se foi descobrindo e desabrochando no decorrer desta narrativa.

Estou ansiosa para adquirir o segundo volume, “A Valsa Lenta das Tartarugas”, para saber o que o destino reserva a estas duas irmãs. Até onde leva a ambição de Iris e a humildade de Joséphine, mas sobretudo se esta última irá aventurar-se a escrever outra obra, dando a cara e sem ter o apoio da posição social da irmã.

Recomendo!!

O TÁXI QUE ME APANHOU – Paula Capaz

Sobre a Obra

“-…Desfrute de uma tarde linda e deixe-me que lhe diga: as coisas interessantes são aquelas que acontecem sem aviso prévio, obrigada por ter tomado o meu táxi e me ter chamado Jorge.

Não esquecerei que nesta igreja está Deus e que os azulejos nos podem turvar as entranhas com a sua beleza, a sua melodia e a sua história.”

Opinião

Este livro foi uma oferta da Papiro Editora, a quem desde já agradeço o apoio editorial tão precioso que tem dado ao Prazer da Leitura.

Nesta leitura agradável, Paula Capaz apresenta-nos um conjunto de contos, focalizados nas relações humanas e nos seus envolventes. Uma leitura repleta de momentos de reflexão, descrita de uma forma muito natural e fluida.

O conto com que mais me identifiquei, dá-se pelo nome de “O Grão de Areia”. Passo a citar algumas passagens, que mais me tocaram e mais me fizeram reflectir.

“- Muitas vezes voltamo-nos contra nós próprios e passamos a ser o nosso pior inimigo, matamos os nossos sonhos porque temos medo. (…) É importante entendermos que as verdades de cada um não podem ser procuradas fora, mas dentro de cada um. A viagem de exploração de novos caminhos tem que começar no interior de nós mesmos, senão, perdemo-nos no vazio da procura sem norte.”

“(…), quem vive modifica-se, não tenhas medo de descobrir novos rumos.”

Adorei esta estreia. Espero que tenha outras oportunidades, de conhecer novos trabalhos desta autora.