sexta-feira, 2 de julho de 2010

A MELODIA DO ADEUS - Nicholas Sparks

Sinopse


Com apenas dezassete anos, Verónica Miller - ou «Ronnie», como é carinhosamente chamada - vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as sua tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir ... e curar.


Opinião


O conteúdo deste livro corresponde completamente ás expectativas que a sinopse facultada nos transmite.
Para quem estava habituado a narrativas que exploram os mistérios do coração, neste livro, na minha opinião, Nicholas Sparks foge ao habitual mas com a mesma intensidade criativa.
Após três anos de separação devido ao divórcio dos pais, Ronnie e Jonah vão passar férias com o pai. Para Jonah a vontade de estar com o pai é enorme devido ás saudades que guardou em todos esses anos, ao contrário da irmã que após tanto tempo ainda guarda ressentimento pela atitude que o pai tomou ao sair de casa.
Chegando á pequena cidade costeira na Carolina do Norte, Steve recebe os filhos de braços abertos. Apesar da rebeldia normal para uma adolescente de dezassete anos e de todas as asneiras que cometeu, Steve demonstra com toda a clareza o amor de pai perante muitas situações de tentativas de reconciliação e problemas causados que teve de resolver. Mas foi esse amor de pai que mostrou a Ronnie a felecidade, devolvendo assim a tranquilidade ás suas vidas.
É nesta parte do livro que Nicholas Sparks demonstra uma grande sensibilidade literária. Ronnie descobre a beleza do primeiro amor, mas também a doença fatal do pai, tal como o provérbio diz "Deus dá com uma mão e tira com a outra,".
Com sentimento de culpa e muita dor Ronnie acompanha o pai até ao fim, tendo sempre do seu lado o irmão Jonah e o seu namorado Will.
Mas como em todos os livros de Nicholas Sparks os aspectos negativos são compensados pelo poder do amor, foi permitido a Ronnie apesar da perda do pai, poder continuar o seu namoro com a entrada de Will na faculdade em Nova Iorque.
Para mim, com mais uma belíssima história, Nicholas Sparks continuará assim a ser um caso de grande prestigio, que sem dúvida explica o sucesso dos seus livros.

1 comentário:

  1. Adorei este livro.
    Recebi como prenda de aniversário e mal pude comecei logo a ler. Gostei imenso.
    Um livro cheio de lições de vida.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...