segunda-feira, 5 de julho de 2010

FRÁGIL - Jodi Picoult

Sinopse

Willow, a linda, muito desejada e adorada filha de Charlotte O'Keefe, nasceu com osteogénese imperfeita - uma forma grave de fragilidade óssea. Se escorregar e cair pode partir as duas pernas, e passar seis meses enfiada num colete de gesso. Depois de vários anos a tratar de Willow, a família enfrenta graves problemas financeiros. É então que é sugerida a Charlotte uma solução. Ela pode processar a obstetra por negligência - por não ter diagnosticado a doença de Willow numa fase inicial da gravidez, quando ainda fosse possível abortar. A indemnização poderia assegurar o futuro de Willow. Mas isso implica que Charlotte tem de processar a sua melhor amiga. E declarar perante o tribunal que preferia que Willow não tivesse nascido.

Opinião:

Esta sem dúvida é uma das minhas escritoras preferidas!

Sigo o seu trajecto literário há já algum tempo e não estou arrependida.

Autora de 17 Romances, todos bestesellers, centra a sua escrita nas relações humanas, bem como nas questões éticas e socialmente polémicas.

"Frágil" não foge á regra!

Nesta narrativa a escritora foca um tema sensível que muita gente desconhece, Osteogénese Imperfeita ou a chamada "Doença dos ossos de vidro ou ossos de cristal".

Quem padece desta doença é Willow, a filha tão desejada de Charlotte e Sean.

Após o seu nascimento foi com muito sofrimento que viram múltiplas fracturas num corpo tão pequeno. Conformados com o seu destino, amaram a filha da mesma forma, independentemente de sabrem das suas incapacidades devido à sua doença.

Mas com o passar do tempo, Charlotte vê a filha condenada a uma vida de dor, incapacidade, dependência e atravessando enormes dificuldades para fazer frente às despesas mensais dos gastos médicos.

Como em todas as obras desta escritora, existe um processo judicial, desta vez por Negligência Médica no Diagnóstico Pré-Natal.

É isso que acontece á obstetra e grande amiga de Charlotte, é processada por não ter diagnosticado a doença de Willow na fase inicial. Apesar da amizade, Charlotte não perde a oportunidade de proporcionar á filha todos os cuidados que precisa sem problemas, com o dinheiro que poderia vir a ganhar da indemnização.

Esta narrativa faz reflectir sobre o modo de vida de aqueles que sofrem de uma condição de vida "diferente". O que sabemos nós perante a vida de uma mãe que tem um filho com condições especiais?

O que é certo, é que todos os indícios apontavam para a "vitória" de Charlotte neste processo e foi mesmo isso que aconteceu, a sua família iria receber 8 milhões de dólares para os tratamentos de Willow!

Mas como leitora, nunca pensei num desfecho tão inesperado e tão triste...

Willow morre afogada em gelo e lama.

Nenhuns 8 milhões de dólares voltarão a dar vida á pobre Willow depois de tudo o que sofreu, será que valeu a pena todo este processo?





Para Comprar ou Alugar.





1 comentário:

  1. Terminei ontem este livro e simplesmente adorei.
    Foi, até ao momento, uma das minhas melhores compras a nivel de livros.
    Aconselho vivamente apesar de ter ficado bastante triste e revoltada com o final.
    Não estava de todo à espera deste desfecho.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...