sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

10 MINUTOS E OUTROS CONTOS – Armando Almeida


“Não consigo lembrar-me de ter existido hoje. É claro que me recordo de determinados actos, de algumas vozes, de ter passado nesta rua e naquela, mas o meu rosto dissolveu-se em cada passo que dei, em cada gesto que fiz, até eu próprio me transformar numa marioneta animada de movimento sem qualquer significado. Gastei o meu dia fingindo não ser eu, da mesma forma que todos fazemos para podermos continuar a acreditar uns nos outros. Anoiteceu há poucas horas e sinto já a obrigação de mais um dia que se avizinha. Vou-me deitar a querer sentir-me estendido na cama, quente e com sono e depois adormecer. Dispo-me no quarto enquanto um carro acelera ao longe na rua, algum tempo depois uma mota. Onde me posso agarrar?”

Opinião

Este livro foi uma oferta da Papiro Editora, a quem desde já agradeço o apoio editorial tão precioso que tem dado ao Prazer da Leitura.
Particularmente, gosto muito de livros de contos, como este que vos apresento. Este livro contém um conjunto de catorze contos, cujas temáticas, apesar de diversas, são centradas essencialmente em atitudes do ser humano, perante uma série de situações por vezes complexas e até mesmo constrangedoras.
Estes contos são narrados de forma muito simples, com uma escrita fluida, mas cujo objectivo é muito claro, a reflexão, levando-nos a pensar que nas mais variadas situações, pequenas decisões poderão alterar por completo o rumo de uma vida. Cada história foca essencialmente esta dura realidade que os nossos pequenos gestos têm a capacidade de grandes mudanças no rumo da nossa vida (e não só).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...