quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OS PÁSSAROS DA MORTE – Mo Hayder

Sinopse

No seu primeiro caso como investigador principal na Brigada Anti-Crime de Londres, o jovem detective Jack Caffery depara-se com um caso de um serial killer em ascenção. A descoberta do corpo de uma jovem mulher numa lixeira próxima do Millennium Dome de Greenwich abre as portas a estes sórdidos crimes. Um a um, são descobertos mais quatro corpos a apenas a alguns passos do primeiro. Cinco cadáveres, todos jovens mulheres brutalmente assassinadas de forma ritualistíca e estranhamente precisa. Para além da autópsia ter revelado que todas as jovens eram prostitutas, e a todas elas tinham sido injectado uma dose letal de heroína, directamente na base do crânio, e após falecimento tinham sido violadas. Como se não bastasse, descobriu-se mais um aspecto, o mais macabro de todos, que indica um único criminoso: na caixa toráxica encontrava-se, no lugar do coração, um pássaro vivo. Usando todas as armas de que a ciência forense dispõe, Caffery e a sua brigada anti-crime travam uma luta contra o tempo, antes que o “Violador do Millennium” ataque de novo...
Opinião
Cada vez que leio um novo policial fico ainda mais surpreendida. De facto, não é qualquer um que escreve um policial, um bom policial. Mo Hayder, não é qualquer um, é uma maestria.
Foram vários os momentos, em que este livro foi referido pelos meus amigos do facebook, o que me despertou uma imensa curiosidade. Quando a Editorial Presença iniciou o passatempo das Marés Vivas, uma das muitas fantásticas iniciativas realizadas, não pensei duas vezes. Venha ele para a minha estante!!
Depois das opiniões e dos comentários que li, tinha uma expectativa tremenda neste livro, mesmo que nunca tivesse lido nenhum livro da autora até á data.
E não é que superou as expectativas!! Pois é…
Qualidades não faltam a esta obra. A que mais se destaca, é ser uma história viciante, não há maneira de largar o livro. Mesmo chegando á página número 200, a vontade de continuar a leitura, é exactamente igual á inicial.
São vários os ingredientes que encontro, para que esta característica tenha esta particularidade, temos a apresentação de uma história inteligente do ponto de vista policial, suspense, mistério, acção e revelações surpreendentes. O que queremos mais de um bom policial?? Nada…
Posso dizer, que é mesmo daqueles policiais, em que se tem de puxar pelos neurónios e mesmo assim é tão bem escrito, que cheguei a meio e nem fazia ideia das surpresas que ainda ia ter. Fantástico!!
O factor menos positivo que encontrei, foi na recta final. Acho que esta autora, utiliza demasiados pormenores de âmbito sexual, demasiado descritos. Pode ser por não estar muito habituada, mas de qualquer das maneias, arrepiou-me. Pensando bem, sendo eu mulher, talvez me impressione mais…
Para quem procura um excelente policial, recomendo. Obrigatório mesmo.

1 comentário:

  1. Eu já o li, tb por causa das opiniões a favor, mas ñ gostei assim tanto. Penso q criei mt expectativa e depois....

    Agora estou a ler o Pele e estou a gostar mais :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...