terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O ANO DO NEVOEIRO – Michelle Richmond

Sinopse

Uma mulher e uma criança passeiam na praia, numa fria manhã de Verão. O nevoeiro é tão denso que a visibilidade não ultrapassa alguns metros. A criança, irrequieta, solta-se por momentos da mão da mulher e não volta a ser vista. Fazem-se repetidas buscas, mas decorrem dias, semanas, meses e não se encontra rasto da menina desaparecida. Uma história pungente, escrita da perspectiva de uma mulher que, por uma desatenção de segundos, se torna responsável pelo desaparecimento da filha do homem que ama.

Opinião

Este livro encontrava-se há meses na minha lista de compras, cheguei mesmo a pensar que não o iria comprar, mas a Diana do blog Refúgio dos Livros alertou-me para uma oportunidade de compra e eu não a desperdicei. Obrigada Diana, ia fazer uma asneira daquelas, o livro é fascinante!!

Abby desvia apenas o seu olhar por uns segundos, no entanto foi o tempo suficiente para no meio da neblina densa que se fazia sentir, perder o rasto de Emma, filha do seu namorado Jake. No decorrer desta narrativa assistimos á procura incansável que esta mulher faz para a encontrar, uma luta contra o tempo, que linha após linha deixa o leitor completamente rendido.

Achei muito interessante as descrições que Michelle Richmond fez do mundo da fotografia e do mistério que é a mente humana. Apesar de, por vezes, ficar com a sensação que estes pequenos capítulos cortam um pouco a expectativa do que virá a seguir, é uma pesquisa notável e enriquecimento da nossa cultura geral.

O final foi uma surpresa para mim, não me refiro ao desfecho da história, mas á forma como o mesmo foi inserido nesta narrativa. Para mim é um final um pouco diferente ao qual estamos habituados, centrou-se mais no impacto que este desaparecimento teve sobre a vida de Abby, afinal é uma marca para toda a vida.

Um livro marcante, que não deixa que o leitor fique indiferente a este tema, escrito de uma forma simples e cativante.

2 comentários:

  1. não me tens de agradecer linda :). também estou curiosa com esse livro mas já tenho tantos cá em casa por ler que tenho adiado a sua compra mas hei-de comprar um dia eh eh

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho muitos para ler, mas é bom sinal :)
    Bjs
    Bruna

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...