quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O CLUBE DOS EXPLORADORES – Marina Santos

Sinopse

“O Clube dos Exploradores”, de Marina Santos e com ilustrações de Filipa Cabral, é uma história sobre um grupo de sete jovens. Pretende ser o primeiro livro de uma saga de mistério, aventura e amizade.
Destacam-se as características educacionais deste livro, pontuadas nas acções dos seus protagonistas. O jovem leitor terá oportunidade de se identificar com estes heróis, viver as suas histórias e os locais onde a acção de desenrola.
Opinião
Este livro foi oferecido pela Alfarroba Edições, que mais uma vez apoiou o Prazer da Leitura na continuação do trabalho desenvolvido na divulgação de livros e mais em concreto, autores nacionais.
Adorei esta leitura.
Apesar de se tratar de um livro infanto-juvenil, para quem gosta deste tipo de leitura, não tem qualquer importância. É uma aventura com uma escrita muito natural e não infanto-juvenil, sendo que os únicos pormenores em que esta se aproxima mais deste estilo, são alguns dos conselhos que a escritora Marina Santos nos vai dando no decorrer da narrativa. Conselhos de como havemos de agir perante algumas situações, como o sol, os estranhos, etc…nada que uma pessoa adulta terá a obrigação de saber.
O que é certo é que tinha imensas saudades de ler uma aventura como esta pois nela somos convidados e estimulados, para em conjunto com o grupo, desvendar mistérios e juntar pistas. Não era só este grupo que tirava as suas conclusões, fiquei tão absorvida nesta leitura que até eu já tinha os meus próprios suspeitos. Para o fim já sentia que fazia parte deste Clube de Exploradores, composto por : Fedra, Elsa, Miguel, Tiago, Rita, Patrícia, André, Joana e os seus cães, Marty e Gi.
O cenário não poderia ser mais bonito, a vila da Ericeira. No decorrer desta aventura temos a oportunidade de conhecer melhor não só esta terra maravilhosa, que foi a escolhida para as férias de Verão do grupo, mas também somos levados a passear por Lisboa e Peniche.
Outro aspecto que me fascinou nesta obra foram as ilustrações, um trabalho fantástico de Filipa Cabral. De forma muito simples, marca todos os capítulos com um desenho de uma personagem ou algo alusivo ao acontecimento.
Após a leitura deste primeiro volume da Colecção do Clube dos Exploradores, é quase inevitável não passar para a leitura do segundo volume e desejar que o terceiro chegue depressa.
Recomendo, aos miúdos e graúdos também.
Página do Facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...