quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CARTA A UM EX-AMANTE – Julieta Ferreira

Sinopse

Grito de libertação de uma mulher de meia-idade, «Carta a um ex-amante» é uma longa narrativa plena de coragem na qual a mulher se dirige ao ex-amante (assim deseja chamar-lhe) fazendo publicamente uma auto-análise do seu relacionamento passado e presente com os homens. Trata-se de um longo desnudar meditado e sentido. «Recrio-me e reinvento-me e nesse jogo eu tento vislumbrar a mulher que conheceste. Mas talvez essa tivesse sido também uma das minhas criações que não consigo recriar. Porque me faltas tu e não tenho tido parceiro que me inspire. É isso mesmo. Sou em função dos outros. Só na ausência deles não tenho de me inventar.» É provável que nesta longa carta, algumas mulheres encontrem respostas e (mais importante) perguntas, muitas perguntas. É de amor, de um amor longamente contido que aqui se fala: «Mascarei-o de mil maneiras para me proteger. Neguei-o continuamente como Judas negou Cristo» e é o amor que até ao fim se busca. Isabel Fraga
Opinião
Foi através do facebook, uma ferramenta actualmente indispensável para o nosso trabalho, que conheci a escritora Julieta e as suas obras.

Na altura em que foi feito o pedido de amizade, tive o prazer de conhecer o seu cantinho, o seu site. É um cantinho maravilhoso, onde podemos conhecer as obras desta escritora, bem como deliciar-nos com alguns textos maravilhosos que nele são publicados.

Na altura em que efectuei esta visita, fiquei encantada com um dos seus livros “Sem Ponto Final”, pedi á escritora que me vendesse um, mas o destino pregou-me uma surpresa. Para além deste livro que lhe comprei, esta escritora ofereceu-me o seu novo livro “Uma Carta a um Ex-Amante”. Obrigada escritora Julieta.

Acho que lermos um livro de um autor que não conhecemos, é sempre uma experiência única, boa ou má, mas sem dúvida única. Foi o que aconteceu!! Esta leitura foi maravilhosa e extremamente tocante, com certeza não serão os únicos livros desta escritora, que irei ler.

No livro a escritora refere: “Mais uma vez vou exercitar a magia das palavras para me facilitarem a mensagem que pretendo transmitir-te (…)”. É o que esta escritora faz no decorrer deste livro, coloca uma magia única nas palavras, por forma a que a mensagem que pretende transmitir chegue de forma profunda e harmoniosa.

“Não faças caso deste hábito que me ficou de um estudo gramatical que escasseia tanto nas escolas, hoje em dia. Pertenço a uma geração que sentia brio no uso correcto da língua portuguesa, conhecia a sua estrutura e apreciava a sua riqueza.”

Não poderia definir melhor a escrita de Julieta Ferreira, acho que é um dos excertos, nos quais a ficção se relaciona de forma muito próxima à realidade. Penso que é um facto que se verifica bastante.
Este livro descreve uma longa carta a um ex-amante, onde se relata pormenores de uma história que foi muito breve…

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.”

Mas que transmite muita saudade, principalmente a saudade que a personagem tem de si própria e dos tempos que viveu.

“Ela marcará uma etapa de transformação e crescimento.”

Deparamo-nos com muitas questões, questões próprias da complexidade das relações e da nossa vida. Fazem-nos reflectir profundamente , como se fossem nossas.

“(…) fazer este percurso de escrita em que me vou descobrindo.”

O que sinto é que a personagem, fala connosco, estas questões fazem com que exista essa intimidade. É um pormenor realmente interessante.

“Falo-te como se estivesses à minha e até me esqueço que estou a monologar.”

Outro, foi o de a escritora invocar Pessoa. Adapta inteligentemente certas expressões desta “mente tão complexa e heterónima”, no decorrer da narrativa. Acaba por dar um toque especialmente seu, dos seus gostos literários.

Recomendo vivamente esta leitura, foi uma surpresa bastante agradável.

Site da escritora: http://julieta-ferreira.com

Artigos Relacionados

- Apresentação da Escritora

4 comentários:

  1. Muito obrigada pela opinião sobre o meu último romance. Gostei muito da leitura que fez da obra e apraz-me bastante que tenha gostado de me ler. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada escritora Julieta :)

    Muitos Bjs
    Bruna

    ResponderEliminar
  3. No Natal só ofereci livros de autores portugueses e dos menos conhecidos. Julieta Ferreira fará parte do meu próximo rol de ofertas. Ainda não li o seu romance (ler, com olhos de ler). mas já tive a oportunidade de saborear algumas passagens, e quando se lê português escorreito... nunca é tempo perdido.
    Continue Julieta.

    ResponderEliminar
  4. estou a ler este "Cartas..." e estou, simplesmente, deliciado. A Julieta merece estar mais presente...
    LUZ EM NOSSOS CAMINHOS...ASSIM SEJA
    hugo girão

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...