sexta-feira, 29 de abril de 2011

MAIL DE UM LOUCO - João Pinto Costa

Sinopse

«De médico e de louco todos temos um pouco». João Pinto Costa baseou-se no provérbio popular para dar início a um desafio verdadeiramente louco. Durante os últimos dois anos criou a personagem Mário Augusto Dias e dedicou-se a enviar emails a todo o tipo de entidades - desde empresas privadas, a organismos do Estado e figuras públicas - nos quais expunha pedidos insólitos e hilariantes. Quando as respostas chegavam eram publicadas no seu blogue, intitulado Mail de Um Louco, que se tornou um dos mais recentes fenómenos da Internet. Agora a troca de correspondência que manteve foi compilada num livro onde se encontram 40 destas histórias e ainda 10 inéditas e outras 10 que nunca obtiveram resposta. O blogue tem página no facebook e conta já com mais de 8000 fãs.

Excerto

«Boa tarde,

Chamo-me Mário Dias e adquiri há pouco tempo um dos vossos fogões. Esta noite utilizei-o pela primeira vez e hoje de manhã quando acordei apercebi-me que ele continuava ligado pela simples razão que não se desliga. Já o tentei desligar várias vezes e pura e simplesmente ele não se desliga.

Boa tarde,

Antes de mais, queria que o Sr. desligasse imediatamente o aparelho da fonte de alimentação, não sei se garrafa de gás ou estará ligado a uma rede de gás. Mas numa situação ou outra terá como disse anteriormente de desligar imediatamente o aparelho.»



Opinião

Para iniciar, deixo já um Aviso: Se algum dia receber um mail de um tal de Mário Dias, tenha cuidado, você pode vir a fazer parte de um dos livros mais loucos de sempre…..

Ao ler o livro “Mail de um louco”, é inevitável não largar umas belas gargalhadas , sendo que algumas nos levam mesmo ás lágrimas. É de louvar aqui não só a inteligência do autor na criação das mais caricatas cenas, mas também o profissionalismo e em alguns casos a perspicácia nas respostas dos indivíduos a quem estes mails eram dirigidos. Este livro é realmente de loucos e de tão louco que é, transmite-nos aquela sensação de querer sempre mais e mais uma história, pois aquela que acabámos de ler não é suficiente e queremos ter a certeza que a próxima é tão boa ou melhor que esta.

Adorei o modo como cada caso foi cuidadosamente exposto nos mails escritos por Mário Dias, e a meticulosidade de cada pormenor descrito…é delicioso, tão delicioso e caricato ao mesmo tempo.

Faço uma vénia a todos aqueles que tiveram paciência para aturar e responder ao Sr. Mário Dias e ajudá-lo a enfrentar os vários dramas da sua vida, desde a falta de óculos, passando pelo aspirador avariado, pelo fogão que não desligava….enfim, só de me recordar já me estão as gargalhadas a subir pela garganta.

É o livro indicado para aqueles dias em que achamos que tudo corre mal e que não há nada que nos consiga arrancar, nem que seja um sorriso…..Este livro é milagroso. Leia e vai ver que vale mesmo a pena.

Elaborada por: Marco Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...