quinta-feira, 7 de outubro de 2010

GENTI DI MACAU - Luciana Leitão

Sinopse

Mais do que preocupada em desenrolar progressivamente as tramas, a escritora parece atenta à voz que pretende dar às suas reflexões sobre diversos aspectos da realidade e da vida: o entendimento do outro, a perda da identidade resultante do desenraizamento, a contradição entre a fé e a realidade, a sombra psíquica causada pela transformação do espaço do sujeito, a preservação do dialecto macaense, ou simplesmente a relação entre a escrita e a vida…questões evocadas ao longo destes contos que merecem efectivamente uma consideração. Diz se que ler também é uma maneira de viajar. E viajar é assumir a distância e transcender as fronteiras. Então, ao fim da viagem que atravessa todas estas palavras, será que Macau fica mais perto?

Opinião
Este livro foi uma oferta da Papiro Editora, a quem desde já agradeço o apoio editorial tão precioso que tem dado ao Prazer da Leitura. Tanto o livro “ Margot – Estrelinha Azul “, como este que vos apresento “ Genti di Macau “, foram muito mais que duas ofertas.
A Papiro Editora que os ofereceu e em particular a Catarina Pereira que os seleccionou, deram-me uma importante lição. Posso-vos dizer que se não me fossem oferecidos, com certeza não os teria neste momento na minha estante. A razão não se baseia na qualidade das obras ou na primeira impressão que me deram, baseia-se sim no conhecimento da existência das mesmas.
Não me lembro de ter entrado numa livraria e ver algumas das edições da Papiro Editora. Vemos livros de grande dimensão mediática, grandes best- seller’s, autores estrangeiros com um percurso memorável, expostos em todas as prateleiras e expositores. Claro que existe sempre um livro ou outro de um autor português que se destaca um pouco, mas se repararmos bem, grande parte deles falam infelizmente de pessoas que já não se encontram entre nós.
Como leitora e blogger aprendi que as parcerias com as editoras não se baseiam só na oferta de livros e realização de passatempos, mas sim na DIVULGAÇÃO.
A Papiro aposta em escritores nacionais, dando-lhes a oportunidade de se revelar e concretizar um sonho. Este livro é um exemplo disso, cabe-me a mim ajudar a mesma na sua divulgação apresentando-o a todos aqueles que não o conhecem e dar o seu merecido destaque.
Após a minha leitura, achei que deveria apresentar um paragrafo do seu prefácio, pois não encontro uma descrição do seu conteúdo tão boa quanto a que Yao Jingming ( Poeta Chinês ) escreveu.
“ A escritora parece atenta à voz que prende dar às suas reflexões sobre diversos aspectos da realidade e da vida: o entendimento do outro, a perda da identidade resultante do desenraizamento, a contradição entre a fé e a realidade, a sombra psíquica causada pela transformação do espaço do sujeito, a preservação do dialecto macaense, ou a simplesmente a relação entre a escrita e a vida…questões evocadas ao longo destes contos que merecem efectivamente uma consideração.”
Yao Jingming
Poeta Chinês
Macau, 22 de Outubro de 2009
Os contos que são referidos neste pequeno paragrafo, são sete contos da autora Luciana Leitão. Todos eles, como foi referido, apelam a uma reflexão ou contêm uma mensagem, utilizando como palco a cidade de Macau. Para onde fui transportada, vendo e conhecendo de perto características desta cultura. É uma leitura rápida devido á simplicidade e fluidez da escrita, e diálogos dinâmicos.
O que posso dizer mais, é que gostei e mais importante que isso fiquei a conhecer outro género de leitura.

1 comentário:

  1. Gostaria de publicar 03 obras em Guiné Bissau, que está sendo um grande sucesso aqui no Brasil.

    01- Lavagem Cerebral e hipnose nos cultos protestantes,

    02 - Porque estes pastores protestantes se tornaram Católicos

    03 - As diferenças entre Igreja Católica e igrejas Evangélicas

    As 03 obras foram publicadas pela Editora Com Deus - São Paulo - Brasil.

    Para maiores detalhes vá em:
    http://www.livrariacomdeus.com.br/menu-149_180-livros-apologetica
    ou
    www.respostascatolicas.webnode.com.br
    ou
    http://www.youtube.com/watch?v=bKPWLWk_TEk


    Atenciosamente,

    Jaime Francisco de Moura

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...