quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

UMA PEDRA SOBRE O RIO – Margarida Fonseca Santos

Sinopse

Todos sentimos, um dia, que a nossa vida poderia ser melhor. Mas nem sempre conseguimos dar o primeiro passo em direcção à felicidade. Às vezes são as memórias que nos impedem de olhar para o outro lado do caminho, outras somos nós que fechamos as portas.

"Novela que se reparte pela alegoria, a parábola e o registo realista, Uma Pedra sobre o Rio insere-se com agilidade naquela categoria de livros de quem o leitor desprevenido se torna amigo." Eugénio Lisboa, in Prefácio

Opinião

Existem livros que nos marcam, que nos tocam particularmente, este sem dúvida é um deles. Posso dizer, que até agora, nunca me tinha identificado tanto com um livro. Esta sensação foi de tal maneira tão profunda, que do principio ao fim desta narrativa me arrepiei toda.

Claro que é uma opinião particular, mas quantos de nós não ficámos já divididos entre o prazer de fazer as coisas e o dever?

“O equilíbrio de cada um dependia das opções entre o ter de e o gostar de.”

Esta é uma das questões com que Teresa, a personagem principal desta história, se depara no decorrer desta narrativa. Ela é engenheira civil, no entanto, dentro dela está adormecido um grande talento para pintura. A frustração e a falta de ânimo no desempenhar da sua profissão, tornou a sua vida num autêntico pesadelo. E…

“Quando não estamos bem connosco, dificilmente estamos bem com os outros.”

Logo, as pessoas que faziam parte da sua vida, acabaram por se ver envolvidas nas suas crises de humor e frustração.

“Acho que te custa não fazeres aquilo de que gostas e que te estás a tornar uma revoltada por isso.”

Não é fácil lutarmos por aquilo que nos dá prazer fazer – pensamos no que os outros pensarão, e as dúvidas que surgem ao tentar tomar uma decisão. É como se existisse uma sombra. Acompanha-nos para onde quer que se vá, e só depende de nós colocar “uma pedra sobre o rio” para conseguirmos atravessá-lo. Será que foi isso que a Teresa fez?

Não vos poderei responder, só mesmo lendo este fantástico livro. Só poderei levantar uma ponta do véu – o final é surpreendente.

Falando agora de forma mais técnica, a escrita é muito simples e fluida. A narrativa está dividida de forma organizada, de acordo com o seu desenvolvimento. Em suma, todas as qualidades essenciais para uma leitura agradável, para que se aproveite ao máximo este momento que apela à reflexão, que nos leva ao encontro de nós mesmos.

Artigos Relacionados:

2 comentários:

  1. Obrigada, Prazer da Leitura! Que bom ler estas palavras sobre um livro que é, para mim, um início de uma grande viagem... Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu escritora Margarida e parabéns pelo sei trabalho :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...