quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MARGOT - ESTRELINHA AZUL - Ana Paula Pinto

Sinopse

Olhavam o pôr-do-sol. Sentados no interior do Mercedes azul-escuro e resguardados do frio que se fazia sentir, observavam a luz do entardecer reflectida na imensidão lamacenta da baía de Alcochete.

O cheiro do lodo escuro intensificava-se. Aspiravam a maresia vinda do oceano. Sob a luz alaranjada que declinava no horizonte ele pegou na sua mão e acariciou um a um os seus dedos esguios. Calados na magia do momento, cruzavam os seus olhares, furtivamente, como duas crianças apanhadas em falta. (...)

- Tenho cancro – tinha-lhe dito. Assim, sem reservas nem rodeios, logo na primeira troca de palavras, como se o quisesse prevenir do risco.

– Tens cancro – repetiu, pensando que não tinha abarcado o significado do que dissera. E as suas palavras ficaram, por momentos, a pairar no silêncio.

Opinião

Este livro foi uma oferta da Papiro Editora, a quem desde já agradeço o apoio editorial tão precioso que tem dado ao Prazer da Leitura.

Esta opinião, foi a mais difícil que fiz até agora sobre um livro.

O que aqui escrevo, está muito longe de atingir a intensidade da mensagem, que esta mãe quis transmitir neste livro.

O testemunho que esta mãe dá, da luta constante e sem tréguas que a sua filha teve de travar contra o cancro, sensibilizou-me bastante.

É um simples relato, de parte da curta vida da jovem Margaret, mas sem dúvida uma grande lição de vida que me marcou bastante. Um relato carregado de sentimentos como o amor, a saudade e a esperança. Sentimentos esses que me fizeram viver esta história de perto, partilhando com esta mãe e seus familiares cada momento.

A coragem e vontade de viver de Margaret impressionou-me.

Tenho vinte e sete anos, estudei, namorei, casei e fui mãe, realidades da minha vida que esta jovem de vinte e três anos sempre quis alcançar e que o destino assim não o permitiu.

Sei que muita gente não lê histórias inéditas, pois preferem ler ficção. O mundo dos sonhos é bem mais agradável, que uma visão da pura realidade que é a vida de qualquer ser humano e o quanto ela pode ser frágil.

Como a mãe de Margaret e escritora deste livro diz :

“ (…)nunca acontece connosco, não é ? “

A mim já aconteceu!

Claro que a minha avó já não era nova, mas as pessoas valem pelo significado que têm para nós. O cancro não escolhe idades nem vê caras, muitas vezes é fatal e inevitável.

Gostava muito de ajudar a mãe de Margaret a passar a sua mensagem, ajudem também.

“ Penso que, um dia, gostaria de dar a conhecer a tua vida. Mostrar ao mundo o teu testemunho de luta pacífica, de coragem inabalável, de vontade de viver. “

Ana Paula Pinto (mãe de Margaret)

Com a venda deste livro, Ana Paula Pinto irá fazer um donativo em nome da sua filha, á Liga Portuguesa contra o Cancro.

Caso não compre este livro, deixo o link para quem quiser fazer o seu próprio donativo.

Vamos ajudar…



8 comentários:

  1. Obrigada.

    (Escrevi muito e apaguei muito mais. Fica apenas este "obrigada")

    Ana Paula Pinto

    ResponderEliminar
  2. Os gestos de solidariedade nunca serão demais para com esta grande Senhora. Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Não há dúvida GRANDE SENHORA.

    Obrigada
    LM

    ResponderEliminar
  4. Só quero comentários que sejam de solidariedade ou avaliação á minha critica /opinião sobre este livro. Todos os outros serão eliminados, por forma a zelar pela paz da Ana Paula Pinto e da sua filha Margaret esteja onde estiver.

    ResponderEliminar
  5. As cincidências valem o que valem mas são sofridas...lá isso são.
    gostei do livro e dos comentários da Bruna
    Mimi

    ResponderEliminar
  6. De certo será a maoir dor do mundo,mas cada um vive e faz o luto à sua maneira,ninguém tem direito de opinar, excepto se ferir outras pessoas.
    Logo,acho bem.
    Maria

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...