sábado, 20 de novembro de 2010

GÉNIOS DO MUNDO - VAN GOGH – Rita Vilela

Sinopse

A história de uma mulher que gosta de ler a correspondência alheia e que, através das cartas escritas por Van Gogh ao irmão, vai ficar conquistada por esse pintor e ser humano tão especial…
Opinião
Esta leitura para mim, foi sem dúvida fantástica.
Tenho muita pena que esta colecção de 12 livros, intitulada de “Génios do Mundo”, tenha venda exclusiva no Modelo e Continente. Este facto, faz com que os mesmos se tornem um pouco difíceis de encontrar, mas não impossíveis.
Estes livros, da editora Zero a Oito, dão-nos a conhecer as figuras mais marcantes da história da humanidade, como o caso de Van Gogh, mas também de Leonardo da Vinci, Marie Curie, Mozart, entre outros e repartem-se entre duas autoras, Rita Vilela e Margarida Fonseca Santos.  

Posso dizer-vos que, se tivesse este livrinho nas mãos na altura em que frequentei o meu curso de artes, tinha tido de certeza um sucesso maior no teste que fiz, cujo o conteúdo incluía a vida e obra deste grande artista.

Atenção que não estou a insinuar, que este livro é um manual, pois de manual não tem nada. Realmente dá-nos a conhecer o famoso artista Van Gogh, mas de uma forma bem engraçada e divertida.

Através do diálogo entre duas vizinhas - Fran e Ana - Rita Vilela apresenta-nos este artista. É espantoso o trabalho que esta escritora teve, para integrar todas as informações, sobre a sua vida e obra, no dialogo que estas vão tendo ao longo da narrativa. Acompanhada por ilustrações espantosas de Vasco Gargalo, torna-se sem dúvida uma leitura agradável.

Tratando-se de um dialogo, o ritmo é bastante bom e a escrita, acessível. Os capítulos são curtos, e a sequência entre texto e ilustrações está muito bem conseguida.

Como no livro anterior que li da Rita Vilela, este também tem um aspecto negativo, Van Gogh já não está entre nós para o conhecer pessoalmente. Ora isto não é justo…

Artigos Relacionados


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...