quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O CONSTRUTOR DE FUTUROS - Rita Vilela

Sinopse

Carlos sempre fora bom a imaginar personagens, cenários e enredos, a recriar na sua mente as histórias de vida que circulavam à sua volta.

O que começou por ser um trabalho repetitivo no serviço de atendimento de um Centro de Emprego acaba por se transformar numa actividade fascinante, quando Carlos descobre uma forma divergente de aplicar o seu potencial criativo.

Das nove às quatro, as pessoas cujo número da senha aparece no ecrã sentam-se à sua frente e contam-lhe a sua história. Ele selecciona os perfis mais prometedores e, antes que os interessados se apercebam, a mudança nas suas vidas já está em curso… O rumo é sempre surpreendente.

Entre os poucos que sabem o que ele realmente faz, é conhecido por “ O Construtor de Futuros “ .

Opinião

Foi através desta obra, que tive o meu primeiro contacto com o trabalho da escritora Rita Vilela. Não tinha conhecimento da sua existência e muito menos dos seus livros, tal como muitos de vocês com certeza.

Conheci-a através do facebook, esta rede que deixou de ser social e passou a ser essencial, pelo menos para ela, que a utiliza como meio principal para a divulgação das suas obras e eventos.

Posso dizer que devorei este livro, como devoro normalmente um pacote de bolachas, e só descansei quando alcancei o seu fim.

Rita Vilela apresenta-nos Carlos, empregado do serviço de atendimento do Centro de Emprego, que transformou o seu trabalho repetitivo e chato “ (…) num desafio fascinante “, tendo como objectivo a ajuda ao próximo.

Utilizando a sua imaginação e enorme criatividade, Carlos dedica-se em pegar nas histórias das pessoas que atende e arranja formas “ (…) de transformar essas histórias, de alterar aquelas vidas, conduzindo-as num caminho diferente, em direcção a um futuro melhor. “ Não fosse ele o famoso “ Construtor de Futuros “.

Durante a narrativa diverti-me imenso com as suas atitudes de detective, dele e da sua equipa, e com as muitas situações que iam surgindo, que fizeram desta história um autentico filme de acção.

O livro está muito bem organizado, dá-nos a conhecer todo o elenco que aparece nas operações do Carlos, que depois é inteligentemente adaptado a cada situação que tão bem acompanhamos no decorrer desta narrativa. A escrita é fluida e muito acessível, o que torna este livro ainda mais delicioso.

Só encontrei um ponto negativo, infelizmente o Carlos não é real !

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...