segunda-feira, 14 de março de 2011

AMAR DEPOIS DE AMAR-TE – Fátima Lopes

Sinopse

A vida sem amor parece não ter sentido. Todos precisamos de amar e ser amados. Mas se o amor nos traz momentos únicos de felicidade, também nos pode fazer sofrer. Um sofrimento que se instala no coração como um hóspede indesejado. Amar depois de Amar-te conta a história de Teresa, Carolina e Filipa. Três mulheres com vidas totalmente diferentes e uma atitude em comum: a busca da felicidade.

Opinião

Tenho muito respeito pela editora A Esfera dos Livros e pela consagrada apresentadora Fátima Lopes, mas não poderia deixar comentar esta sua declaração.

“Quando a editora A Esfera dos Livros me contactou e tenho a dizer-vos que foi tudo fácil desde o inicio, não imaginava que a reunião se prendia com o convite para escrever um livro. Quando faço referência à questão da facilidade, é porque eu aprendi que quando uma coisa é boa para nós, ela acontece facilmente, naturalmente, com fluidez e sem obstáculos. Ainda hoje estou para saber onde arranjaram o meu número de telefone, como conseguimos agendar tão rapidamente uma reunião e sobretudo, como foi fácil chegarmos a um acordo.”

Tenho pena, que muitos escritores portugueses nem sequer cheguem a concretizar o sonho de publicar o seu livro e que esta “facilidade” que Fátima Lopes refere, seja extremamente restrita. O mundo da televisão, não é só um trabalho como os outros, é um posto que muitos não alcançam.

Quantos escritores não têm a cabeça a transbordar de ideias para elaborar os seus livros, que enchem os seus blog’s de devaneios, que guardam numa gaveta muitos trabalhos que só serão vistos por vós. Muitos mesmos!! No entanto, para Fátima Lopes a única dificuldade foi “o conteúdo do livro”, porque a oportunidade, essa foi com “facilidade” que surgiu.

Este é o país que temos!!

Neste livro deparamo-nos com três histórias: a de Filipa, a de Carolina e a de Teresa. Histórias cuja essência é o amor, descritas de forma muito emotiva, utilizando uma escrita muito simples e muito genuína. Digamos que foi uma agradável surpresa. Estava a contar com uma narrativa mais densa e mais elaborada, no entanto é muito fluida.

Três histórias interessantes e bem diferentes, mas cujo objectivo é só um, a felicidade. Todas á sua maneira batalharam para a alcançar, enfrentando tudo e todos, mostrando coragem e determinação. De certo, muitas mulheres se reflectem nestas histórias ou de alguma forma são-lhes familiares.

A que mais me tocou, foi a história da Filipa, talvez por se tratar de uma relação, onde a violência predominava. A forma como as atitudes do companheiro de Filipa são descritas, acabam de certa forma por sensibilizar o leitor. Sem dúvida, que das três é a que tem um tema mais delicado, dai talvez existir um apelo maior ao interesse do leitor.

Foi um momento agradável de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...