segunda-feira, 9 de maio de 2011

REQUIEM FOR NA AFFAIR MADE IN FACEBOOK – Constança de Portugal

Sobre a Obra

Esta é a história de uma mulher que se enamorou pelo poder das palavras, e, mais tarde, por quem as proferia. Ou se preferirem, a história de um homem que as usava para a cativar e depois avandonar.

Opinião

Este livro foi uma oferta da autora Constança de Portugal, a quem desde já agradeço imenso. É um privilegio para mim poder partilhar esta opinião, retribuindo assim a confiança depositada pela autora.

Este livro, fala-nos de uma relação que se foi construindo entre Isabel e Carlos, e que teve como impulso inicial o Facebook. Esta rede social tão viciante, que preenche grande parte da vida das pessoas.

“ E foi este o inicio, tão incipiente, de uma relação que se tornou a cada mensagem mais intensa.”

Este livro, demonstra um efeito, dos muitos que o facebook pode ter sobre as pessoas. É bem notório este efeito, principalmente quando senti o desapontamento de Isabel perante o encontro com Carlos. Quando desperta para a realidade, após tanto tempo a seguir através do seu computador, uma visão que criou deste homem, de acordo com as mensagens e com a informação disponibilizada.

Achei interessante o facto desta autora, colocar em cada mensagem trocada entre este casal, a hora e em algumas de Isabel, a musica. Permite-nos assim conhecer um pouco o ambiente onde são escritas estas mensagens e reforçar o estado de espírito de cada um, que se reflecte posteriormente nos sentimentos transmitidos.

Outro pormenor que gostei também, foi a apresentação de poemas e belas citações, que proporcionam sem dúvida outra apresentação á narrativa.

Em termos mais técnicos, posso dizer que a escrita é fluida e muito clara. Estas características juntamente com a forma como a narrativa está construída, uma construção típica de troca de mensagens, faz com que seja muito dinâmica.

O que será desta relação??

Boa pergunta, mas a resposta encontra-se no livro. Independentemente do seu final, é importante não esquecer…

“O Facebook tem a virtude de nos aproximar dos que estão ausentes e de nos afastar dos que estão presentes (…)”

Recomendo.

Sobre a Autora

Nasceu em 9 de Junho de 1965, na cidade do Porto.

Licenciada em Direito, tem na escrita a sua grande paixão.

A sua página no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário...