terça-feira, 21 de dezembro de 2010

TALVEZ 10 SEJA MELHOR - Rita Vilela

Sinopse:

Diz o ditado que um é pouco, dois é bom… Margarida está prestes a descobrir que talvez dez seja melhor!

Uma bola prateada que rola no passeio… um candeeiro que cai de cima da mesa… um vestido que se solta da corda da roupa… um quadro que muda de cor… são alguns dos sinais da mudança que se aproxima.

O ponto de viragem na vida de Margarida, a partir do qual nunca mais nada será como antes, está agora cada vez mais próximo!

Opinião:

Para mim, este livro é mágico.

Depois de devorar por completo o último livro da escritora Rita Vilela, posso dizer que bati o meu recorde ao ler esta obra num só dia. Sei que não tem muitas páginas, mas a história sem dúvida que ajuda.

Margarida é uma rapariga com uma infância triste, facto que faz com que ela se proteja numa carapaça, como um caracol. Para evitar o sofrimento, entrega-se ao seu trabalho de forma árdua, uma vida solitária preenchida somente com bens materiais.

O que Margarida não sabia era que um dia se iria aperceber que: “(…) tenho-me vindo a enganar a mim própria cada vez que repito “eu não preciso de ninguém” (…)”. Mas precisava, e, se não o sabia reconhecer, a vida iria encarregar-se de o demonstrar.

“ (…) recentes mudanças, que tinham começado a pouco e pouco, como se tudo à minha volta conspirasse para me empurrar para um caminho diferente (…).”

Foram os diferentes caminhos, que Margarida foi encontrando no decorrer desta narrativa, que deram um dinamismo único a esta história. No fundo, conforme as coisas se iam passando, eu ganhava uma vontade enorme de saber o que a esperava a seguir. E os títulos que a escritora Rita Vilela escolheu para os capítulos são extremamente cativantes, espicaçam ainda mais a curiosidade.

A estrutura do livro é idêntica à do seu último livro “O Construtor de Futuros”; os capítulos não são extensos e encontram-se muito bem organizados; a escrita é muito acessível e fluida. O livro tem todas as características favoráveis para uma leitura agradável.

Gostava de deixar uma sugestão á escritora Rita Vilela: acho que deveria haver um segundo livro, pois gostaria de saber como seria a vida da Margarida se houvesse “talvez 11!!” Será que seria melhor?


Artigos Relacionados:




1 comentário:

  1. Obrigada, Prazer da Leitura
    É sempre muito, muito, especial receber críticas destas.
    quanto ao Talvez 11... vamos ver :)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário...